-
Arquitetos: Lacroix Chessex
- Área: 2450 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Olivier di Giambattista
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estrutura de Assistência Médico-Social (SAMS) é um equipamento que oferece acolhimento para pessoas idosas por um curto período antes de retornarem para suas casas. O novo edifício faz parte do segundo complexo da Fundação SILO em Échichens, no distrito de Morges, e oferece serviços complementares, como um consultório médico para atendimento clínico geral, salão de cabeleireiro e uma lanchonete.
O projeto arquitetônico procura se encaixar no contexto local e se adequar ao ambiente construído preexistente composto principalmente por dois pólos: o vilarejo, e o primeiro edifício da Fundação SILO. O edifício procura desempenhar um papel central entre estas duas geometrias e conectar as construções existentes.
O projeto se articula em dois edifícios principais organizados em torno de um pátio central. A escala do projeto é, portanto, mais adequada ao contexto rural. As fachadas são compostas por elementos pré-fabricados de concreto armado.
Este edifício é atemporal. É uma estrutura de acolhimento, no sentido mais literal do termo, que vai muito além do programa em si. Ainda que a arquitetura proposta possa parecer impregnada de um certo arcaísmo, ela constitui uma releitura contemporânea de elementos estruturais vernaculares. Não há nostalgia nesta abordagem, mas sim um desejo de ancorar firmemente o projeto em uma temporalidade mais ampla do que a do contexto cultural no qual está inserido.